R. Comendador Xisto Araripe Paraiso, 270 - Itupeva - SP    contato@centroanimalis.vet.br (11) 4496-2710

MARÇO
AMARELO

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AS DOENÇAS RENAIS

MARÇO AMARELO – mês da conscientização sobre doença renal crônica nos animais de estimação

A campanha do Março Amarelo foi idealizada com o intuito de conscientizar os tutores sobre a ocorrência da insuficiência renal em pets, principalmente a doença renal crônica (DRC), que acomete com frequência cães e gatos. Além disso, busca reforçar a importância das visitas frequentes ao veterinário, como forma de prevenir e antecipar a ocorrência desses quadros.

As doenças renais estão entre as principais causas de óbito de cães e gatos acima dos 7 anos de idade e, em graus diversos, chegam a acometer até 60% da população de pets idosos. Quando o problema se torna crônico, ele não tem cura, mas o diagnóstico precoce pode proporcionar melhor qualidade de vida para o animal.

pug

Um dos agravantes é que a doença pode ser silenciosa e os sintomas (perda de peso, diminuição do apetite e aumento da sede, diarreia, vômito, queda de pelo e sangue na urina) podem aparecer quando o problema já está em fase avançada. Outro sintoma comum, segundo ela, é a hipertensão arterial sistêmica, que pode ser um fator agravante. É importante destacar que essas alterações acontecem também em outras doenças, por isso é imprescindível que o diagnóstico seja feito por um veterinário de sua confiança, o que pode ser facilitado se o pet for submetido a uma rotina de check-ups, pelo menos duas vezes ao ano.

Golden Por exemplo, um gato com a doença geralmente apresenta sintomas quando pelo menos 65% dos rins já estão comprometidos. Por isso é tão importante conscientizar as famílias e os tutores sobre a importância do diagnóstico precoce da DRC e do acompanhamento periódico dos animais pelo médico veterinário.

O diagnostico precoce é garantido através de exames de checkup periódicos, para garantirmos identificar a doença antes que os sintomas iniciem e a doença já esteja avançada. Agindo assim, as prescrições terão maior possibilidade de sucesso.
É importante saber que a doença não tem cura, e seu tratamento ira variar conforme o estagio da doença, por toda a vida do animal, sendo necessário acompanhamento de rotina para garantir qualidade de vida.

Sem tratamento, as doenças renais podem causar comprometimento cardiovascular, digestivo, hematopoiético (reduzindo a produção de células vermelhas do sangue), esquelético e neurológico.

Assim como acontece conosco, os hábitos saudáveis são a chave para a prevenção de grande parte das doenças que acometem os nossos pets. Com o avanço da idade, é esperado que as funções renais diminuam, mas as chances de isso acontecer mais lentamente são maiores se o pet tiver se mantido saudável durante toda a vida.

Veja o que pode ser feito:

Golden
  • Deixe sempre água limpa e fresca à disposição do animal
  • Incentive exercícios físicos e brinque com ele sempre que possível
  • Faça o controle de pulgas e carrapatos
  • Mantenha a carteira de vacinação do pet em dia
  • Ofereça dieta rica e balanceada, com rações super premium específicas para a idade e o porte do animal
  • Leve-o a visitas regulares ao veterinário


Na natureza, os felinos se alimentam de caça, um alimento naturalmente mais úmido. Já em casa, a administração de rações secas aliada a uma baixa ingestão hídrica, típica dos gatos, acaba sobrecarregando ainda mais os rins. Por isso, alternativas como fontes podem ajudar gatos a aumentarem a ingestão de agua, como estes logo abaixo.
Consulte um médico veterinário de sua confiança e faça os exames de prevenção no pet.

CONTATO



R. Comendador Xisto Araripe Paraiso, 270 - Jardim Primavera, Itupeva, São Paulo

+55 (11) 4496 - 2710

contato@centroanimalis.vet.br

NOVO HORÁRIO

Seg. à Sex. 8:00 às 23:00
Sab. e Dom. 24hrs

PLANOS DE SAÚDE:

COPYRIGHTS © CENTRO VETERINÁRIO ANIMALIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.